Uniendo investigación, política y práctica educativasDBR, desafíos y oportunidades

  1. Romero-Ariza, Marta 1
  1. 1 Universidad de Jaén
    info

    Universidad de Jaén

    Jaén, España

    ROR https://ror.org/0122p5f64

Aldizkaria:
Magis: Revista Internacional de Investigación en Educación

ISSN: 2027-1182

Argitalpen urtea: 2014

Zenbakien izenburua: Dilemas y desafíos en investigación cualitativa en educación. Algunas respuestas desde la investigación

Alea: 7

Zenbakia: 14

Orrialdeak: 159-176

Mota: Artikulua

DOI: 10.11144/11863 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

Beste argitalpen batzuk: Magis: Revista Internacional de Investigación en Educación

Laburpena

Este trabalho descreve e caracteriza a metodologia de pesquisa focada no desenho e conhecida como Educational Design Research ou Designed-Based Research (DBR), destacando seu caráter participativo, intervencionista, orientado à resolução de problemas práticos e ao desenvolvimento de princípios e teorias de desenho. Além do mais, discute que critérios de qualidade são aplicáveis às pesquisas que seguem esta metodologia, esboçando desafios. Por último, apresenta a DBR como um instrumento adequado para estabelecer pontes transformadoras entre a pesquisa, a prática e a política educativa.