Uniendo investigación, política y práctica educativasDBR, desafíos y oportunidades

  1. Romero-Ariza, Marta 1
  1. 1 Universidad de Jaén
    info

    Universidad de Jaén

    Jaén, España

    ROR https://ror.org/0122p5f64

Zeitschrift:
Magis: Revista Internacional de Investigación en Educación

ISSN: 2027-1182

Datum der Publikation: 2014

Titel der Ausgabe: Dilemas y desafíos en investigación cualitativa en educación. Algunas respuestas desde la investigación

Ausgabe: 7

Nummer: 14

Seiten: 159-176

Art: Artikel

DOI: 10.11144/11863 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

Andere Publikationen in: Magis: Revista Internacional de Investigación en Educación

Zusammenfassung

Este trabalho descreve e caracteriza a metodologia de pesquisa focada no desenho e conhecida como Educational Design Research ou Designed-Based Research (DBR), destacando seu caráter participativo, intervencionista, orientado à resolução de problemas práticos e ao desenvolvimento de princípios e teorias de desenho. Além do mais, discute que critérios de qualidade são aplicáveis às pesquisas que seguem esta metodologia, esboçando desafios. Por último, apresenta a DBR como um instrumento adequado para estabelecer pontes transformadoras entre a pesquisa, a prática e a política educativa.