Uniendo investigación, política y práctica educativasDBR, desafíos y oportunidades
-
1
Universidad de Jaén
info
ISSN: 2027-1182
Datum der Publikation: 2014
Titel der Ausgabe: Dilemas y desafíos en investigación cualitativa en educación. Algunas respuestas desde la investigación
Ausgabe: 7
Nummer: 14
Seiten: 159-176
Art: Artikel
Andere Publikationen in: Magis: Revista Internacional de Investigación en Educación
Zusammenfassung
Este trabalho descreve e caracteriza a metodologia de pesquisa focada no desenho e conhecida como Educational Design Research ou Designed-Based Research (DBR), destacando seu caráter participativo, intervencionista, orientado à resolução de problemas práticos e ao desenvolvimento de princípios e teorias de desenho. Além do mais, discute que critérios de qualidade são aplicáveis às pesquisas que seguem esta metodologia, esboçando desafios. Por último, apresenta a DBR como um instrumento adequado para estabelecer pontes transformadoras entre a pesquisa, a prática e a política educativa.