Uniendo investigación, política y práctica educativasDBR, desafíos y oportunidades
-
1
Universidad de Jaén
info
ISSN: 2027-1182
Any de publicació: 2014
Títol de l'exemplar: Dilemas y desafíos en investigación cualitativa en educación. Algunas respuestas desde la investigación
Volum: 7
Número: 14
Pàgines: 159-176
Tipus: Article
Altres publicacions en: Magis: Revista Internacional de Investigación en Educación
Resum
Este trabalho descreve e caracteriza a metodologia de pesquisa focada no desenho e conhecida como Educational Design Research ou Designed-Based Research (DBR), destacando seu caráter participativo, intervencionista, orientado à resolução de problemas práticos e ao desenvolvimento de princípios e teorias de desenho. Além do mais, discute que critérios de qualidade são aplicáveis às pesquisas que seguem esta metodologia, esboçando desafios. Por último, apresenta a DBR como um instrumento adequado para estabelecer pontes transformadoras entre a pesquisa, a prática e a política educativa.