Hacia una exposición científica del arteestudio comparado (Pereira, Madrid)

  1. Ana Tirado-de la Chica
Revista:
Revista Lasallista de investigación

ISSN: 1794-4449

Any de publicació: 2020

Volum: 17

Número: 2

Pàgines: 50-59

Tipus: Article

DOI: 10.22507/RLI.V17N2A4 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

Altres publicacions en: Revista Lasallista de investigación

Resum

Resumo Introdução: este trabalho aborda o problema do estatismo da exposição de arte que, ao contrário da exposição de ciências e museus de história social, que têm recebeu uma virada de abordagem científica e sociocultural, respectivamente, a forma de expor restos de arte de acordo com o arquétipo da galeria de arte. Objetivo: o objetivo principal é saber como funcionam as informações teóricas e fundacionais na exposição de arte. Materiais e métodos: é realizado um estudo comparativo de dois casos internacionais de exposição de arte. Um é Itinerarios del vértigo (2015), com a obra da colombiana Sandra Silva, no Museu de Arte Pereira, Colômbia. O outro é La invención concreta (2013), com obras latino-americanas da coleção de arte da Fundação "Patricia Phelps de Cisneros", no Museu do Centro Nacional de Arte "Reina Sofia" de Madrid, Espanha,. O método é qualitativo, baseado em técnicas etnográficas de recolha de dados e em técnicas de codificação e classificação de dados para análise, segundo três descritores-chave: objectos expostos na sala, estético-arquitectónico e informação interna. Resultados: referem-se a dois tipos de exposição e numa perspectiva de transferência de conhecimento artístico: uma transferência aplicada à obra de arte e, outra, aplicada a dispositivos estético-artísticos que também são expostos na sala. Conclusões: as conclusões são dedicadas àqueles aspectos mais significativos para uma exposição científica de arte de acordo com esta transferência.

Referències bibliogràfiques

  • Alonso, L. (2001). Museología y Museografía. 2. Ediciones del Serbal. Barcelona.
  • Ávila, A. (2003). El Arte y sus Museos. 1. Editorial del Serbal. Barcelona.
  • Bazeley, P. (2013). Qualitative data analysis: Practical strategies. SAGE. Londres.
  • Díaz, A. (2012). El taller del etnógrafo: materiales y herramientas de investigación en Etnografía. UNED-Universidad Nacional a Distancia. Madrid.
  • Eco, U. (1994). Signo. 2. Labor. Barcelona.
  • (2013). Fundación Colección Patricia Phelps de Cisneros. La invención concreta.
  • Guasch, A. M. (1996). El arte de los ochenta y las exposiciones. Reflexiones en torno al fenómeno de la exposición como medio para establecer los significados culturales del arte. D'Art. 143
  • Hooper-Greenhill, E. (1992). Museums and the shaping of knowledge. Routledge. Londres.
  • Lorente, J. P. (2015). Estrategias museográficas actuales relacionadas con la museología crítica. Complutum. 26. 111
  • Lorente, J.P. (2008). Los museos de arte contemporáneo: noción y desarrollo histórico. Trea. Gijón (Asturias).
  • Miles, M. B.,Huberman, A. M. (1994). Qualitative data analysis: An expanded sourcebook. 2. SAGE. Thousand Oaks, California (Estados Unidos).
  • (2015). Museo de Arte de Pereira. Sandra Silva: Itinerarios del vértigo.
  • (2013). Museo Nacional Centro de Arte Contemporáneo Reina Sofía. La invención concreta.
  • Panozzo-Zenere, A,Olivari, M. C. (2020). La exhibición de arte en la contemporaneidad. Lecturas críticas entre los 'giros temáticos' y el 'esquema constelar. Arte, Individuo y Sociedad. 32. 903
  • Pérez, P. (2007). La Insurrección Expositiva: cuando el montaje de exposiciones es creativo y divertido. Cuando la exposición se convierte en una herramienta subversiva.
  • Peryson, L. (1988). Conversaciones de estética. Visor. Madrid.
  • Rico, J. C.. (2007). Montaje de exposiciones. 3. Ediciones Sílex. Madrid.
  • Rodríguez, M.,Anglès, M. (2013). La Invención Concreta. Colección Patricia Phelps de Cisneros: reflexiones en torno a la abstracción geométrica latinoamericana y sus legados. Departamento de Actividades Editoriales del MNCARS y TURNER. Madrid.
  • Rojas, C.. (2007). Museología de la Ciencia: 15 años de experiencia. Dirección General de Divulgación de la Ciencia de la Universidad Nacional Autónoma de México. México D.F..
  • Silva, S. (2014). Sandra Silva: Itinerarios del vértigo.
  • Tirado-de la Chica, A. (2016). Reflexiones sobre investigación artística e investigación educativa basada en las artes.. Síntesis. Madrid.
  • Tobelem, J. M. (2012). Le Nouvel Âge des Musées: les institutions culturelles au défi de la gestion. 2. Armand Collin. París.