Conceptos y propiedades de probabilidad en libros de texto españoles de educación primaria

  1. Emilse Gómez-Torres 1
  2. Juan J. Ortiz 2
  3. M. Magdalena Gea 2
  1. 1 Universidad Nacional de Colombia (Colombia)
  2. 2 Universidad de Granada (España)
Revista:
Avances de investigación en educación matemática: AIEM

ISSN: 2254-4313

Any de publicació: 2014

Número: 5

Pàgines: 49-71

Tipus: Article

DOI: 10.35763/AIEM.V1I5.63 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

Altres publicacions en: Avances de investigación en educación matemática: AIEM

Objectius de Desenvolupament Sostenible

Resum

Este artigo discute a apresentação de conceitos e propriedades associadas com quatro significados de probabilidade em duas séries de livros espanhóis do ensino primário. Adotamos uma metodologia qualitativa, baseada na identificação e descrição de como cada conceito e propriedade é inserida nos livros selecionados. Os resultados mostram a introdução de conceitos básicos relacionados com os quatro significados e propriedades fundamentais de cada um desses conceitos. Ambas as editoras desenvolver significado intuitivo em todos os níveis e do significado clássico nos últimos dois, a menção do sentido subjetivo é tangencial nos dois últimos ciclos. A diferença significativa entre os dois conjuntos de texto se destina frequência de tratamento, uma série só apresenta conceitos e propriedades do ponto de vista estatístico, enquanto o outro, para além destas, desenvolve ponto de vista probabilístico. As diferenças na forma e profundidade de abordar estas questões nos livros analisados destacar a importância dos professores para selecionar e usar livros no ensino.

Referències bibliogràfiques

  • Azcárate, P., & Serradó, A. (2006). Tendencias didácticas en los libros de texto de matemáticas para la ESO. Revista de Educación, 340, 341-378.
  • Barragués, J. I., & Guisasola, J. (2006). La introducción de los conceptos relativos al azar y la probabilidad en libros de texto universitarios. Enseñanza de las Ciencias, 24(2), 241-256.
  • Batanero, C. (2005). Significados de la probabilidad en la educación secundaria. Revista Latinoamericana de Matemática Educativa, 8(3), 247-264.
  • Batanero, C., & Díaz, C. (2007). Meaning and understanding of mathematics. The case of probability. En J.P Van Bendegen & K. François (Eds.), Philosophical dimmensions in mathematics education. (pp. 107-127). Nueva York: Springer.
  • Batanero, C., Henry, M., & Parzysz, B. (2005). The nature of chance and probability. En G. Jones (Ed.), Exploring probability in school: Challenges for teaching and learning (pp. 15-37). Nueva York: Springer.
  • Borovcnik, M. (2012). Multiple perspectives on the concept of conditional probability. Avances de Investigación en Didáctica de la Matemática, 2, 5-27.
  • Cobo, B. (2003). Significado de las medidas de posición central para los estudiantes de secundaria (Tesis doctoral no publicada). Universidad de Granada, España.
  • Cobo, B., & Batanero, C. (2004). Significados de la media en los libros de texto de secundaria. Enseñanza de las Ciencias, 22(1), 5-18.
  • Consejería de Educación. Junta de Andalucía (2007). ORDEN de 10 de agosto de 2007, por la que se desarrolla el currículo correspondiente a la educación primaria en Andalucía.
  • Contreras, J. M., Díaz, C., Batanero, C., & Ortiz, J. J. (2010). Razonamiento probabilístico de profesores y su evolución en un taller formativo. Educaçao Matemática e Pesquisa, 12(2), 181-198.
  • Cordero, F., & Flores, R. (2007). El uso de las gráficas en el discurso matemático escolar. Un estudio socio epistemológico en el nivel básico a través de los libros de texto. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 10(1), 7-38.
  • Chevallard, Y. (1991). La transposición didáctica. Del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique.
  • Fernandes, J. A., Batanero, C., Contreras, J. M., & Díaz, C. (2009). A simulação em Probabilidades e Estatística: potencialidades e limitações. Quadrante, XVIII (1 y 2), 161-183.
  • Gal, I. (2005). Towards “probability literacy” for all citizens: Building blocks and instructional dilemmas. En G. Jones (Ed.), Exploring probability in school: Challenges for teaching and learning (pp. 39-63). New York: Springer.
  • García Alonso, I. (2011). Análisis de los términos de Inferencia Estadística en Bachillerato. Números. Revista de Didáctica de las Matemáticas, 77, 51-73.
  • Godino, J. D., Batanero, C., & Cañizares, M. J. (1987). Azar y probabilidad. Fundamentos didácticos y propuestas curriculares. Madrid: Síntesis.
  • Godino, J. D., Batanero, C., & Font, V. (2007). The onto-semiotic approach to research in mathematics education. ZDM. The International Journal on Mathematics Education, 39(1-2), 127-135.
  • Heitele, D. (1975). An Epistemological View on Fundamental Stochastic Ideas. Educational Studies in Mathematics, 6, 187-205.
  • Herbel, B. A. (2007). From intended curriculum to written curriculum: Examining the "voice" of a mathematics textbook. Journal for Research in Mathematics Education, 38(4), 344-369.
  • Lecoutre, M. P. (1992). Cognitive models and problem spaces in "purely random" situations. Educational Studies in Mathematics, 23, 557-568.
  • Lowe, E., & Pimm, D. (1996). ‘This is so’: a text on texts. En A. Bishop, K. Clements, C. Keitel, J. Kilpatrick, & C. Laborde (Eds.) International Handbook of Mathematics Education (pp. 371-410). Dordrecht: Kluwer.
  • MEC (2006). Real Decreto 1513/2006, de 7 de diciembre, por el que se establecen las enseñanzas mínimas de la educación primaria. Madrid: Boletín Oficial del Estado, nº 293.
  • National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) (2000). Principles and Standards for School Mathematics. Reston: VA, NCTM.
  • Ortiz, J. J. (2002). La probabilidad en los libros de texto. Universidad de Granada.
  • Orton, A. (1990). Didáctica de las matemáticas. Madrid: M.E.C., & Morata.
  • Rittle-Johnson, B., & Alibali, M. W. (1999). Conceptual and procedural knowledge of mathematics: Does one lead to the other? Journal of Educational Psychology, 91(1), 175- 189
  • Rittle-Johnson, B., Siegler, R. S., & Alibali, M. W. (2001). Developing conceptual understanding and procedural skill in mathematics: An iterative process, Journal of Educational Psychology, 93 (2), 343-362.
  • Serradó, A., Azcárate, P., & Cardeñoso, J.M. (2006). La caracterización escolar de la noción de probabilidad en libros de texto de la ESO. Tarbiya. Revista de Investigación e Innovación Educativa, 38, 91-112.
  • Skemp, R. (1980). Psicología del aprendizaje de las matemáticas. Madrid: Morata.
  • Stylianides, G. J. (2009). Reasoning-and-Proving in School Mathematics Textbooks. Mathematical thinking and learning, 11 (4), 258-288.
  • Tversky, A., & Kahneman, D. (1974). Judgement under uncertainity: Heuristics and biases. Science, 185, 1124-1131.