Conceitos sobre história e discapacidade.

  1. De Barros Camargo, Claudia 1
  2. Hernández Fernández, Antonio 1
  1. 1 Universidad de Jaén
    info

    Universidad de Jaén

    Jaén, España

    ROR https://ror.org/0122p5f64

Revista:
Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad

ISSN: 2387-0907 2603-9443

Año de publicación: 2017

Volumen: 3

Número: 2

Páginas: 141-153

Tipo: Artículo

Otras publicaciones en: Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad

Resumen

Vamos começar com a história da educação especial, nos principais grupos de deficiência (surdos, cegos, deficientes mentais), mencionando os mais importantes autores como Fray Pedro Ponce de León ou Pestalozzi, entre outros, analisando suas contribuições. Continue com as instituições, que aparecem no século XIX, encontramos autores como Pinel e Esquirol, que tentam melhorar as suas condições, então vamos nos concentrar na assistência médica e educacional no século XX, em que damos um passo modelo médico modelo pedagógico, a mudança na concepção da educação especial até o final de necessidades educacionais especiais, que foi o Relatório Warnock que mudou a base para definir as desvantagens e prática da integração, com foco no tipo resposta que a escola deve dar às crianças com necessidades educativas especiais, sendo estas as adaptações curriculares.

Referencias bibliográficas

  • Ainscow, M. (1995). Necesidades especiales en el aula. Guía para el profesorado. Madrid: Narcea.
  • Albericio, J. J. (2000). Las agrupaciones flexibles. Aula de Innovación Educativa. Nº 90; pp. 54-57.
  • Alcudia, R. y otros (2001). Atención a la diversidad. Claves para la innovación educativa. Barcelona: Graó.
  • Beltrán, J. et al. (2000). Intervención psicopedagógica y currículum escolar. Madrid: Pirámide.
  • Gimeno, J. (1999B). La diversidad y sus prácticas (II). Aula de Innovación Educativa. Nº 82; pp. 73-78.
  • González, D. (1993). Adaptaciones curriculares. Guía para su elaboración. Archidona: Aljibe.
  • Jiménez, B. (Coord.) (1991). Necesidades educativas especiales. Archidona (Málaga): Aljibe.
  • López, A.M. y Zafra, M. (2003). La atención a la diversidad en la Educación Secundaria Obligatoria. Barcelona: Octaedro.
  • López, M. (2004). Construyendo una escuela sin exclusiones. Archidona (Málaga): Aljibe.
  • Pallarés, J. J. (2000). Estrategias para la atención a la diversidad. Huelva: Hergué Editorial.
  • Santos, M. A. (2002). Organizar la diversidad. Cuadernos de Pedagogía. Nº 311; pp.76-80.
  • Varios (2002). La respuesta a la diversidad desde la orientación psicopedagógica. Huelva: Hergué.