Caracterización de las tareas propuestas sobre tablas estadísticas en libros de texto chilenos de educación básica
- Jocelyn D. Pallauta 1
- María Magdalena Gea 1
- Pedro Arteaga 1
- 1 Universidad de Granada, España
ISSN: 1011-2251
Any de publicació: 2021
Número: 1
Pàgines: 32-60
Tipus: Article
Altres publicacions en: Paradigma
Resum
O objetivo do trabalho é caracterizar o trabalho escolar envolvendo tabelas estatísticas, em livros didáticos chilenos da 5ª a 8ª série (10 a 13 anos) da educação básica que são distribuídas gratuitamente no sistema público e subsidiado do Chile. É realizada uma análise do conteúdo das tarefas, estudando: o tipo de tabela e sua complexidade semiótica, o contexto (entre os considerados no relatório PISA), a atividade proposta e o nível de leitura necessário para desenvolvê-la. Observamos uma predominância de tabelas de frequência, sem aumentar a complexidade semiótica de acordo com o nível educacional. A principal atividade proposta é o cálculo a partir dos dados da tabela, seguido de leitura e tradução, com um nível de leitura elementar dos dados representados. Todos os contextos sugeridos no PISA são utilizados, com predominância do pessoal, e experiências aleatórias são acrescentadas como um novo contexto.
Referències bibliogràfiques
- Citas Alkhateeb, M. (2019). The language used in the 8th grade mathematics textbook. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 15(7), 3-13. https://doi.org/10.29333/ejmste/106111.
- Amorim, N. & Silva, R. (2016). Apresentação e utilização de tabelas em livros didáticos de matemática do 4º e 5º anos do ensino fundamental. Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 7(1), 1-21.
- Arteaga, P. (2011). Evaluación de conocimientos sobre gráficos estadísticos y conocimientos didácticos de futuros profesores. Tesis doctoral. Universidad de Granada.
- Arteaga, P. & Batanero, C. (2011). Relating graph semiotic complexity to graph comprehension in statistical graphs produced by prospective teachers. En M. Pytlak, T. Rowland, & E, Swoboda. Proceedings of the Seventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (pp. 368-377). Rzeszow, Polonia: ERME.
- Batanero, C., Arteaga, P., & Ruiz, B. (2010). Análisis de la complejidad semiótica de los gráficos producidos por futuros profesores de educación primaria en una tarea de comparación de dos variables estadísticas. Enseñanza de las Ciencias, 28(1), 141-154.
- Batanero, C., Cañadas, G., Contreras, J., & Gea, M. (2015). Understanding of contingency tables: a synthesis of educational research. Boletín de Estadística e Investigación Operativa, 31(3), 299-315.
- Blum, W., Galbraith, P. L., Henn, H. W., & Niss, M. (2007). Modelling and applications in mathematics education: the 14th ICMI study. New York: Springer.
- Bisquerra, R. (2004). Metodología de la investigación educativa. Madrid: La Muralla.
- Bivar, D. & Selva, A. (2011). Analisando atividades envolvendo gráficos e tabelas nos livros didáticos de matemática. XIII Conferencia Interamericana de Educación Matemática - XIII CIAEM. Recife, Brasil. https://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/1332/843.
- CCSSI (2010). Common Core State Standards for Mathematics. Washington, DC: National Governors Association for Best Practices and the Council of Chief State School Officers.
- Curcio, F. (1989). Developing graph comprehension. Reston, VA: N.C.T.M.
- Díaz-Levicoy, D., Morales, R., & López-Martín, M. (2015). Tablas estadísticas en libros de texto chilenos de 1º y 2º año de educación primaria. Revista Paranaense de Educação Matemática, 4(7), 10-39.
- Díaz-Levicoy, D., Osorio, M., Rodríguez-Alveal, F., & Ferrada, C. (2019). Los gráficos de barras en los libros de texto de Educación Primaria en Perú. Paradigma, 40(1), 259-279.
- Díaz-Levicoy, D., Ruz, F., & Molina-Portillo, E. (2017). Tablas estadísticas en libros de texto chilenos de tercer año de educación primaria. Espaço Plural, 18(36), 196-218.
- Engel, J. (2019). Statistical literacy and society. En J. M. Contreras, M. M. Gea, M. M. López-Martín, & E. Molina (Eds.), Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística. ISBN: 978-84-09-09111-9. www.ugr.es/local/fqm126/civeest.html
- Espinel, C. & Antequera, A. (2009). Un estudio sobre la competencia de los alumnos en el manejo de tablas para resolver situaciones cotidianas. En M. J. González, M. T. González & J. Murillo (Eds.), Investigación en Educación Matemática, 13, 227-236. Santander: SEIEM.
- Estrella, S. (2014). El formato tabular: una revisión de literatura. Actualidades Investigativas en Educación, 14(2), 1-23. https://doaj.org/article/ae1221b3ef5f42838f58e8f901ccdb01
- Estrella, S., Mena-Lorca, A., & Olfos-Ayarza, R. (2017). Naturaleza del objeto matemático Tabla. MAGIS. Revista Internacional de Investigación en Educación, 10(20), 105-122.
- Evangelista, B. & Guimarães, G. (2019). Análise de atividades sobre tabelas em livros didáticos brasileiros dos anos iniciais do Ensino Fundamental. En J. M. Contreras, M. M. Gea, M. M. López-Martín, & E. Molina (Eds.), Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística. www.ugr.es/local/fqm126/civeest.html
- Fan, L., Zhu, Y., & Miao, Z. (2013). Textbook research in mathematics education: Development status and directions. Zentralblatt für Didaktik der Mathematik, 45(5), 633–646.
- Font, V. (2007). Comprensión y contexto: una mirada desde la didáctica de las matemáticas. Gaceta de la Real Sociedad Matemática Española, 10(2), 427-442.
- Friel, S., Curcio, F., & Bright, G. (2001). Making sense of graphs: critical factors influencing comprehension and instructional implications. Journal for Research in mathematics Education, 32(2), 124-158. https://doi.org/10.2307/749671.
- Gabucio, F., Martí, E, Enfedaque, J., Gilabert, S., & Konstantinidou, A. (2010). Niveles de comprensión de las tablas en alumnos de primaria y secundaria. Cultura y Educación, 22(2), 183-197. https://doi.org/10.1174/113564010791304528.
- Gal, I. (2019). Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. En J. M. Contreras, M. M. Gea, M. M. López-Martín, & E. Molina (Eds.), Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística. www.ugr.es/local/fqm126/civeest.html
- García-García, J., Díaz-Levicoy, D., Vidal, H., & Arredondo E. (2019). Las tablas estadísticas en libros de texto de educación primaria en México. Paradigma, 40(2), 153-175.
- Gea, M., Batanero, C., & Cañadas, G. (2013). Un estudio empírico de los problemas de correlación y regresión en libros de texto de Bachillerato, ponencia presentada en “III Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola”, Braga, Portugal. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/23169/1/2013AtasIIIEPEE.pdf
- Gea, M.M., Gossa, A., Batanero, C., & Pallauta, J.D (2020). Comprensión y lectura de la tabla de doble entrada por profesores de educación primaria en formación. Educação Matemática Pesquisa, 22(1). 348-370. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p348-370.
- Godino, J. D. Batanero, C., & Font, V. (2007). The onto-semiotic approach to research in mathematics education. ZDM. The International Journal on Mathematics Education, 39(1-2), 127-135. https://doi.org/10.1007/s11858-006-0004-1.
- Godino, J. D., Batanero, C., & Font, V. (2019). The onto-semiotic approach: implications for the prescriptive character of didactics. For the Learning of Mathematics, 39(1), 37- 42.
- Guimarães, G., Gitirana, V., Cavalcanti, M., & Marques, M. (2007). Livros didáticos de matemática nas séries iniciais: análise das atividades sobre gráficos e tabelas. En IX Encontro Nacional de Edução Matemática, Belo Horizonte, Brasil: Anais do IX ENEM. CR-ROM.
- Herbel-Eisenmann, B. (2007). From intended curriculum to written curriculum: Examining the "voice" of a mathematics textbook. Journal for Research in Mathematics Education, 38(4), 344-369. https://doi.org/10.2307/30034878.
- Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, P. (2014). Metodología de la investigación. México DF: McGraw Hill.
- Jiménez-Castro, M. & Arteaga, P. (2019). Complejidad semiótica y nivel de lectura de gráficos estadísticos en libros de texto de la educación primaria en Costa Rica. En J. M. Contreras, M. M. Gea, M. M. López-Martín, & E. Molina (Eds.), Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística. ISBN: 978-84-09-09111-9. www.ugr.es/local/fqm126/civeest.html
- Lahanier-Reuter, D. (2003). Différents types de tableaux dans l’enseignement des statistiques. Spirale-Revue de Recherches en Education, 32(1), 143-154.
- León, N. (2020). Alcances de la enseñanza de la estadística a través de la investigación en la educación media en Venezuela. Paradigma, 41, 657-684.
- MECD (2014). Real Decreto 126/2014, de 28 de febrero, por el que se establece el currículo básico de la educación primaria. Madrid: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte.
- MINEDUC (2015), Bases curriculares 7º Básico a 2° Medio. Santiago: Unidad de currículum y evaluación.
- MINEDUC (2018). Bases Curriculares Primero a Sexto Básico. Santiago: Unidad de currículum y evaluación.
- NCTM (2014). Principles to actions: Ensuring mathematical success for all. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics.
- Neuendorf, K. (2016). The content analysis guidebook. Londres: Sage.
- OECD (2019). PISA 2018 Mathematics Framework. Paris: OECD. https://doi.org/10.1787/13c8a22c-en
- Ortiz, J. (2002). La probabilidad en los libros de texto. Granada: Grupo de Investigación en Educación Estadística. Universidad de Granada.
- Pallauta, J. (2018). Las tablas estadísticas en textos escolares chilenos de Enseñanza Básica Tesis de Máste]. Universidad de Granada, Granada.
- Pallauta, J., Gea, M. M., & Batanero, C. (2020). Un análisis semiótico del objeto tabla estadística en libros de texto chilenos. Zetetike, 28, e020001-e020001. https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8656257.
- Sampieri, R. (2018). Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. México: McGraw Hill.
- Shaughnessy, J., Garfield, J., & Greer, B. (1996). Data handling. En A. Bishop, K. Clements, C. Keitel, J. Kilpatrick, & C. Laborde (Eds.), International handbook of mathematics education (pp. 205-237). Dordrecht, The Netherlands: Springer.
- Stylianides, G. (2009). Reasoning-and-proving in school mathematics textbooks. Mathematical thinking and learning, 11(4), 258-288. https://doi.org/10.1080/10986060903253954.
- Van den Ham, A. & Heinze, A. (2018). Does the textbook matter? Longitudinal effects of textbook choice on primary school students’ achievement in mathematics. Studies in Educational Evaluation, 59(1), 133-140. https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2018.07.005.
- Valverde, G., Bianchi, L., Wolfe, R., Schmidt, W., & Houang, R. (2002). According to the book: Using TIMSS to investigate the translation of policy into practice through the world of textbooks. Dordrecth, The Netherlands: Springer.
- Walichinski, D. & Junior, G. (2013). Contribuições de uma sequência de ensino para o processo de ensino e aprendizagem de gráficos e tabelas segundo pressupostos da contextualização. Unión, 35(1), 19-42.
- Wijaya, A., Van den Heuvel-Panhuizen, M., Doorman, M., & Robitzsch, A. (2014). Difficulties in solving context-based PISA mathematics tasks: An analysis of students' errors. The Mathematics Enthusiast, 11(3), 555-584.
- Wild, C. & Pfannkuch, M. (1999). Statistical thinking in empirical enquiry. International Statistical Review, 67(3), 223-248. https://doi.org/10.1111/j.1751-5823.1999.tb00442.x.
- Zhu, Y. & Fan, L. (2006). Focus on the representation of problem types in intended curriculum: A comparison of selected mathematics textbooks from Mainland China and the United States. International Journal of Science and Mathematics Education, 4(4), 609-626. https://doi.org/10.1007/s10763-006-9036-9.